MASSAGEM TERAPEUTICA

MASSAGEM TERAPEUTICA
a energia do universo

quinta-feira, 12 de abril de 2012



                     A mágica do toque

Embora a manipulação comece num local anatômico ,sua área de influência na experiência humana pode ser tão ampla quanto a expansão da psique.
A manipulação não está limitada por fronteiras anatômicas , mas envolve o mundo abstrato da imaginação ,das emoções ,dos pensamentos ,e das experiências de toda a vida do indivíduo.
Quando tocamos o paciente,tocamos toda a sua experiência , a manipulação representa um catalizador potencial para extensas reações psicológicas.(Eyal Lederman-osteópata).
Embora o texto escolhido faça referência ao toque “direto”no corpo do paciente, todos nós,terapeutas corporais, temos experimentado e utilizamos, o “ toque eneregético” ,o seja um primeiro contato através do nosso campo energético que serve de eixo para o sistema .muitas vezes desarmónico, do paciente.
Os cientistas começam agora a avaliar com estrudos mais acurados esses campos ,que já tinham sido salientados
nos conceitos da medicina chinesa tradicional entre outras.
Contudo, Little salienta nos seus trabalhos que um efeito adicional resulta da interação entre o mecanismo de bioenergia do terapeuta e o campo energético do paciente.
A pele é conceituada muitas vezes como a última fronteira do nosso EU.Mas seria mais exato falar dela como um imenso receptor e produtor de sensações.
Todas as experiências dependem das faculdades sensoriais, não se pode vivenciar um evento sem percepção senso
Rial. A manipulação terapêutica também constitui um evento sensorial.
O sistema nervoso e a pele emergem do mesmo tecido embrionário( ectoderma) , muitos falam que a nossa pele é o sistema nervos “externo!.
Na pele se encontram varios tipos de receptores ( de dor, termorreceptores, receptores de pressão) que transforman
os estímulos externos em impulsos elétricos que chegam ao sistema nervoso central.
Por exemplo, os mecanorreceptores cutâneos são parte do sistema de feed-back sensorial que regula a atividade mototora , munindo o sistema motor central com um mapa sensorial .
A sensação do toque é a primeira a se tornar funcional na vida embrionária , seguida pela propiocepção e pelos reflexos vestibulares.Então o calor, os batimentos cardíacos e o ritmo respiratorio são estímulos iniciais em nossa vida. Na sétima semana de vida intrauterina a pele começa a fornecer sensações , que só se apagaram com nossa morte...
O efeito benéfico do toque foi observado no desenvolvimento dos bebês prematuros . E fato que crianças com privação do toque no início da infância apresentam atraso no desenvolvimento inteletual e físico.
Por medio de contatos táteis e corporais o bebê e a mãe estabelecem um elo de comunicação . A redução da exci
tação da criança pelo contato não pode ser sustituido facilmente por outros medios de consolo.
Renee Spitz constatou entre a mãe e o bebê uma sincronia de elementos corporais como alterações no tônus muscu e lar, expressão facial e temperatura da pele , e M Reite afirma que a capacidade de “ cura “ do toque deve estar relacionada com seu papel no desenvolvimento dos primeiros vínculos afetivos.
O toque desencadeia tanto reações mentais quanto manifestações físicas( eventos fisiológicos como mudanças no tônus muscular ,alterações nas atividades coordenadas pelo sistema nervoso autónomo-simpático/parasimpático, , viscerais, percepção alterada da dor e facilitação da cura e da auto-regulação corporal.) .O osteópata KORR demonstrou que os fatores emocionais desempenham um papel importante no estado de “ facilitação “ que dá ori
gem a pontos sensíveis de dor ( que logo podem originar os “pontos gatilho” dolorosos). Avaliações modernas constataram que os pontos de acupuntura são evidenciados por uma pequena área de resistência elétrica reduzida
na pele.
Como esses fatores são combinados?, o seja : como um fator emocional e uma percepção (neste caso a tátil) podem
Ter um efeito tão amplo em nós???
E no sistema límbico do cérebro onde se integram estados emocionais como ansiedade, raiva, tensão e bem-estar .
E também nessa área onde a somatização de muitos estados psicológicos se realiza , e ela esta envolvida no controle e na expressão do comportamento e dos impulsos emocionais do indivíduo. O sistema límbico têm influência nos sistemas autônomo , neuroendócrino e motor.
Enquanto a manipulação seja percebida pelo paciente como um ato positivo, ela têm o efeito de reduzir a excitação
do sistema simpático . O toque que transmite mensagens de conforto e apoio pode ajudar reduzindo o nível geral
de excitação obtendo assim uma redução da carga fisiológica do organismo.
E comum descobrir que o tratamento é capaz de suscitar alterações no estado psicológico do paciente, com uma no
va percepção da imagem corporal e mudanças de comportamento .
A manipulação que visa obter esse tipo de resultados deve envolver conscientização e empatia com os sentimentos
do paciente. Elman salienta que até que o relaxamento neuromuscular do paciente seja alcançado , não pode haver um estado de repouso mental total.
Portanto estemos prestes pra perceber e utilizar esses recursos que nos acompanham desde nossas origens e que hoje a ciencia esta redescobrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário